Entidade - Fundação ABRINQ

Histórico da Fundação

Diante da ocorrência no Brasil de inúmeros episódios de violações de direitos de crianças e adolescentes, como homicídios e trabalho infantil, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) criou, em 1989, uma Diretoria de Defesa dos Direitos da Criança — núcleo que futuramente se tornaria a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

O que motivou a iniciativa foi a crença de que não seria possível esperar que o poder público resolvesse sozinho tais questões. Havia a convicção de que o trabalho em favor das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade no país não deveria ser uma ação individual, mas sim um esforço coletivo de toda a sociedade.

No início dos trabalhos, foram realizadas diversas ações em parceria com outros setores da sociedade, firmando desde então as características da entidade que são preservadas até os dias atuais: foco na mobilização e participação da sociedade. Dessa forma, a Fundação Abrinq manifesta desde sua criação a vocação de defesa e garantia de direitos, capaz de intermediar positivamente a relação entre quem precisa de recursos e quem dispõe deles.

Desde 13 de fevereiro de 1990, a Fundação Abrinq atua alinhada aos preceitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e na Convenção Internacional dos Direitos da Criança, da ONU, de 1989 e carrega em seu DNA a atuação em incidência política, a implementação de programas e projetos e o desenvolvimento de ações de comunicação e engajamento que buscam, sempre, a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes nas diferentes realidades brasileiras.

A Fundação Abrinq defende a educação inclusiva, com garantia de acesso e qualidade em todas as etapas da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio); a promoção de vidas saudáveis de crianças e adolescentes; a corresponsabilidade na Gestão Pública; a proteção dos direitos de toda criança e adolescente.

Nossas Bandeiras

A Fundação é contrária à redução da maioridade penal, à redução da idade para o trabalho, a toda e qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes, a qualquer medida ou legislação que venha reduzir os direitos das crianças e dos adolescentes - assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Pressuposto

É uma organização dedicada à defesa dos direitos das crianças e adolescentes, com foco na faixa etária de 0 a 18 anos;

Contrária ao trabalho infantil, exceto as atividades amparadas pela lei, cujos direitos da criança e do adolescente sejam assegurados e preservados;

Não realiza atendimento direto;

Não recebe recursos públicos;

Realiza suas ações em rede;

Possui gestão profissional;

Não recebe recursos de fabricantes de armas e cigarros;

Preocupa-se com a sustentabilidade: somente realiza ações que tenham recursos garantidos.

Accountability

Periodicamente, a Fundação explica o que anda fazendo, como faz, por que faz, quanto gasta e o que fará. Não se trata apenas de prestar contas em termos quantitativos, mas também de avaliar a obra feita e os resultados conquistados.


Saiba mais: fadc.org.br

FUNDAÇÃO ABRINQ 

Av. Santo Amaro, 1.386 - 1º Andar
Vila Nova Conceição - CEP: 04506-001 - São Paulo/SP
(11) 3848-8799

comunicacao@fadc.org.br

Ver Carrinho!
Visando criar uma experiência única e criar um site que proporcione diversão e informação, nós utilizamos seus dados para personalizar anúncios. Em caso de dúvidas, acesse nossa política de privacidade. Eu aceito